sábado, 14 de julho de 2012

Ao trabalho escravo no Brasil

Combate ao Trabalho Escravo no Brasil


No ano de 1888 no dia 13 de maio foi declarado o fim da escravidão no Brasil. O que vivo hoje na região norte do país, no Estado do Pará, é uma realidade que prova bem ao contrário!Afirmo com convicção: ainda existe escravidão no Brasil! Hoje são milhares e milhares de brasileiros, pobres, vindo da sua grande maioria da região nordeste vivendo em situação de Trabalho Escravo!
Muitos vêm iludidos com a promessa de que aqui no Pará eles terão um trabalho digno, com um salário decente que possa sustentar suas famílias. Mas, o que acontece quando chegam aqui é que eles vão trabalhar na terra dos grandes fazendeiros que prometem um emprego com carteira assinada, bom salário, bom alojamento, boa comida e na realidade isto não ocorre! Muitos trabalhadores quando chegam aqui vão trabalhar em fazendas de difícil acesso, com uma jornada de trabalho desumana, comendo muitas vezes comida estragada, morando debaixo de barracas rasgadas, sem banheiro ou água tratada!E sendo vigiado o tempo todo por pistoleiros que ameaçam de morte quem reclamar das condições de trabalho ou quem tentar fugir!
Só para se ter uma idéia o Estado do Pará é o campeão em denúncias de trabalho escravo. De 2003 a 2011, em todo Pará, foram denunciados 937 casos, envolvendo 20.801 trabalhadores, 9118 trabalhadores libertados e 474 casos fiscalizados. No Brasil, neste mesmo período foram 1993 denúncias, neste sentido o Pará representa 45% destas denúncias. Na nossa região em 2011 houve atendimento há 29 trabalhadores, sendo 11 denúncias de Trabalho Escravo. As denúncias provêm dos municípios de São Félix do Xingu, Água azul do Norte, Rio Maria e de Xinguara A maior incidência de casos de Trabalho Escravo se dá na pecuária (76%), em segundo lugar nas carvoarias (12%), e em terceiro o desmatamento com 6%.travail du charbon
Tenho atuado na Comissão Pastoral da Terra sendo responsável pela denúncia do Trabalho escravo nesta região! Quando chega um trabalhador querendo denunciar, sou responsável juntamente com outros da equipe, de ouvir este trabalhador, verificar as informações e encaminhar aos órgãos competentes para que haja uma fiscalização no local denunciado! O Governo do Brasil criou uma equipe chamada “equipe móvel” com auditores do trabalho, policiais, representantes do Ministério Público encarregados de verificar as denúncias! O que ocorre é que as equipes móveis são poucas e muitas vezes a fiscalização demora e muito! Até hoje das várias denunciadas feitas e comprovadas nenhum fazendeiro que praticou o trabalho escravo foi preso! O seu dinheiro lhes compram a liberdade e a Justiça brasileira é lenta!...
Além de encaminhar as denúncias fazemos palestras em escolas, faculdades, comunidades tentando alertar as pessoas sobre o risco do Trabalho Escravo!
O que muitos de vocês podem perguntar é: em que isso me atinge já que o Brasil é tão longe daqui?!...O que vocês não sabem é que muitos dos produtos que usamos podem ter sido feito com o uso do Trabalho Escravo! Isto envolve empresas nacionais e internacionais. Um exemplo desta situação para ficar mais claro: em 2007 fazendeiros que foram flagrados cometendo trabalho escravos vendiam vacas para um grande frigorífico brasileiro que forneciam seus produtos para redes como Carrefour, Walmart e McDonald´s!...Às vezes, podemos estar consumido algo que foi produzido com trabalho escravo e indiretamente contribuindo para que isso ocorra!
Quando recebo algum trabalhador que vem fazer uma denúncia e que conta sua situação, me vem à cabeça o grito de Montesinos: “E estes não são seres humanos?! Que direito alguns se acham de explorar a vida do outro desta forma?!...São gritos que ecoam forte dentro do meu coração e que me faz querer lutar por justiça cada vez mais, a não me calar e a continuar a missão aqui começada!...Esse grito deve continuar soando no mundo todo. Compete a nós atualizá-lo, gritá-lo aos ouvidos dos que não querem escutá-lo e diante dos olhos que não querem ver a realidade do sofrimento de milhões de homens!
Conto sempre com as orações e o apoio de cada uma de vocês!

  Liberacao de trabalhadores escravos
Ir. Marilande dos Santos Silva
Xinguara – Pará - Brasil


Um comentário:

  1. É lamentável imaginar que nos dias de hoje ainda exista escravidão !
    Uma realidade triste que muitos estão vivendo ou já viveram, uma realidade que está longe de acabar devido ao alto índice de pobreza, analfabetismo, falta de oportunidade...
    Muitos vão com a ilusão de salários digno, que poderão sustentar suas famílias. Então se deparam com uma situação completamente diferente do imaginado, passam a morar em barracos, comem comida estragada, sem acesso a água tratada... Situação desumana!

    ResponderExcluir